Apps de dieta e exercícios te ajudam a emagrecer

Os aplicativos que auxiliam usuários a perder peso e ter uma vida mais ativa popularizaram-se nos últimos anos. Mas, será mesmo que esse tipo de tecnologia é capaz de nos manter motivados o suficiente para não abandonarmos a dieta ou a ginástica?

Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria ComRes no Reino Unido indicou que 65% das pessoas fazem resoluções de iniciar o ano se dedicando aos exercícios, contudo, apenas 12% conseguem executá-las com sucesso. As promessas mais citadas pelos mais de 2 mil entrevistados foram: fazer mais atividades físicas, emagrecer e ter uma alimentação mais saudável.

Há, no entanto, quem conseguiu cumpri-las com ajuda de diferentes tipos de aplicativos.

Uma das participantes da pesquisa diz que, no ano passado, adotou uma rotina de atividades físicas, com a ajuda de um aplicativo pouco convencional, que lhe fazia ganhar ou perder dinheiro a depender de quanto emagrecia. Ela inicialmente programou oito semanas de atividades e passou a contar cada passo que dava com um pedômetro e a monitorar as calorias que ingeria todos os dias. Ela usava o aplicativo também para tentar manter a motivação. Escolheu um que a permitia apostar se alcançaria as próprias metas. Se conseguisse, ganhava em dinheiro o valor que apostou. Foram três apostas de que alcançaria a meta em um mês e outras três para seis meses. Perdeu 7 quilos, 10% do seu peso.

Como cumpriu as metas, ela acabou fazendo dinheiro também. Ganhou £358 (cerca de R$ 1,5 mil). O efeito? Motivação.

Especialistas dizem que monitorar o progresso usando diferentes ferramentas ajuda a manter o ânimo. Entre os apps, há um rastreador que permite medir batimentos cardíacos associados com o nível das atividades físicas praticada pelos usuários. Monitorar batimentos e taxas de metabolismo, muitas vezes, permite medir a evolução ao longo do tempo. De acordo com especialistas, é algo que encoraja corredores novatos, por exemplo, a não abandonar os treinos.

 

Evolução – Mas não basta usar esse tipo de tecnologia. A forma como analisamos os dados faz toda a diferença. Os melhores aplicativos de atividades físicas aprendem com o que você já fez no passado para ajustar as metas. Ao fazer isso, esse tipo de tecnologia oferece um sentimento de conquista que psicólogos dizem ser importante quando se muda certos hábitos.

 

Comentar