Aprenda a pelar e tirar a polpa dos tomates

Delicioso e muito saudável, o tomate é uma ótima opção para quem procura por uma alimentação rica e balanceada. Seu preparo não tem segredo e, com algumas dicas, pode ficar ainda mais simples. Confira esses e outros segredos da cozinha:

 

Pelando 
Com a faca, faça uma cruz na pele da base de cada tomate. Mergulhe-os, 3 ou 4 de cada vez, em água fervente. Depois de uns 10 segundos, quando a pele cortada começar a enrolar, tire os tomates e coloque-os em água gelada. Escorra-os e tire toda a pele.

Retirando a polpa
Corte a parte de cima do tomate. Aperte-o delicadamente, deixando que as sementes e o suco caiam sobre uma tigela. Com a ponta de uma colher ou faca, tire as sementes que tenham ficado.

 

Fritando com margarina
Quando você for fritar com manteiga, coloque umas gotinhas de azeite ou uma colher de óleo. Isso evita que a manteiga queime.

Reaproveitando o pão
Pão velho torrado no forno e ralado serve como farinha de rosca. Se amolecido com leite, serve para recheio de frango, ligamento para bolinhos, tortas de carne etc. No entanto, preste atenção, se apresentar sinais de bolor, jogue-o fora.

 

Renovando o pão
Bolo velho fica novo se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar em toalha úmida e guardar em lugar fresco.

 

Secando a batatinha
Depois de cortar as batatas, ferva-as durante alguns minutos e em seguida coloque-as na água com gelo. Escorra bem e frite-as em óleo quente.

 

Melhorando a couve
Na hora de cozinhar couve flor, adicione um pouco de leite na água do cozimento. Você vai perceber a diferença.

Molho saudável
Misture iogurte natural com cebola ralada. Use esta mistura como acompanhamento para batatas assadas.

Polenta no ponto
Misture o fubá com água fria e vá mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. Depois, mantenha no fogo por mais 40 minutos, no mínimo, mexendo de vez em quando. E faça assim mesmo, pois não tem nada pior do que polenta mal cozida.

 

Congelamento x sal
Se a intenção é preparar alguma receita para congelar, coloque menos sal, pois o congelamento acentua o sabor final.

 

Fritando banana
Quando fritar bananas, passe-as na farinha de trigo antes. Dessa maneira, elas não ficarão encharcadas de óleo.

 

Quiabo sem baba
Quiabo é gostoso e faz bem à saúde, mas costuma “afugentar” por causa da baba. Para eliminá-la, leve-o inteiro e coloque numa tigela com um pouco de suco de limão. Deixe repousar durante 15 minutos. Depois lave novamente, corte e cozinhe a seu gosto.

 

Comentar