Copa da Amizade começa neste domingo com 16 partidas

Oliveiras defende o título da competição. Na foto, equipe comemora a taça do ano passado (Foto: Divulgação)
Quatro jogos abrem na manhã deste domingo (8) o 2° Torneio dos Godinhos. Denominada Copa da Amizade, por reunir representantes de diversas regiões no campo do Bairro dos Godinhos, a competição em formato de mata-mata marca o encerramento do calendário futebolístico anual no município. “São 16 equipes muito bem preparadas e dispostas a proporcionar bons espetáculos para os torcedores”, comenta Maurício Aparecido Lemes da Silva, diretor do Godinhos F. C. e um dos organizadores da competição. 
 
Maurício destaca o caráter democrático do torneio, citando a participação de clubes que vêm de boas campanhas no Varzeano de 2017 ao lado de times ausentes no campeonato patrocinado pela Prefeitura. Entre os recém-saídos do certame municipal estão Miguel Russo, atual campeão da Segunda Divisão, Jurupará, Torres, Caetezal, Morro City, Amigos do Morro, Moreiras Moreirão e até um representante da Primeira Divisão, o Gran Duque. A disputa ganha cores novas com o Rei do Coentro, Galacticos, Bonde do Pangaré, Cáfaro, Largados, Kollegans 90, Bar 100 lona e, é claro, com o Oliveiras, campeão do torneio de 2016.
 
Mata-mata 
 
A segunda edição do evento repetirá as regras do torneio de estreia, no ano passado, elogiada por todos os competidores como benéficas para o esporte. Assim, os confrontos terão partidas únicas e eliminatórias. Em caso de empate, a decisão se dará por meio da cobrança de cinco pênaltis para cada equipe. Se, mesmo assim o marcador continuar apontando igualdade, serão cobrados tiros livres diretos alternados, até que haja um vencedor. 
 
De acordo com o regulamento definido para 2017, a primeira fase será disputada em duas rodadas, apropriadamente chamadas de Lado A e Lado B, nos dias 8 e 15 de outubro. Com quatro classificados em cada domingo, as quartas de final ocorrerão no final de semana seguinte, 22 de outubro, ficando as semifinais para o dia 29. A intenção de Maurício e Fábio Tadeu, o Fabinho, também responsável pela organização, é fazer a grande final em 13 de novembro.
 
Para o encerramento, está prevista uma grande festa de confraternização. O programa inclui a disputa de uma partida de futebol feminino, com a participação de equipes do Programa Voz do Morro, dirigido por Nei Viola. Também fazem parte do programa ações solidárias, como arrecadação de alimentos e montagem de um playground, com brinquedos infláveis para os filhos de torcedores e atletas se divertirem enquanto a bola rola. Já os mantimentos obtidos serão doados ao Lar São Vicente de Paula. “Nossa intenção é unir o lado esportivo ao social”, explica Maurício, lembrando que em 2016 a ação angariou cerca de 200 quilos de produtos para entidades.
 
Primeira fase
 
Os jogos da primeira fase, cujo sorteio aconteceu na semana passada, na presença de diretores de todas as equipes, são os seguintes:
 
Primeira Rodada 
(8 de outubro)
9h – Gran Duque x Torres
11h – Oliveiras x Catezal
14h – Moreiras x Moreirão x Rei do Coentro
16h – Morro City x Galacticos
 
Segunda Rodada
(15 de outubro)
9h – Bonde dos Pangaré x Cáfaro
11h – Miguel Russo x Largados
14h – Amigos do Morro x Jurupará
16h – Kollegans 90 x Bar 100lona
 

Comentar