“Ecoponto do Tião” coleta 200kg de recicláveis por semana

Tião diz que resíduos de seu estabelecimento têm destinação ecologicamente correta

Um comerciante decidiu eliminar o volume de resíduos e, de quebra, dar bom exemplo e contribuir para com o meio ambiente. Há três semanas, o restaurante A Cozinha do Tião disponibiliza um ecoponto aos piedadenses. Na estrutura, é possível depositar seu material reciclável, o qual é recolhido pela equipe da Cotmap (Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade).

“Isso aqui eu montei para a sociedade, não apenas para meus clientes. Qualquer pessoa pode vir até aqui e trazer seu reciclável”, explica o idealizador da iniciativa, Sebastião Maciel, o Tião. Segundo ele, montar um ecoponto que auxiliasse na coleta seletiva era um desejo antigo. “Agora, consegui realizar”, diz. “A estrutura, embora rústica, é bastante funcional e higiênica”, aponta.

Tião acrescenta que a maior parte dos resíduos produzidos por seu restaurante tem destinação ecologicamente correta. O lixo orgânico, diz ele, é enviado para compostagem. E, agora, com o ponto de coleta, os recicláveis vão diretamente para a Cotmap. No total, são cerca de 200kg de material destinado à cooperativa, por semana. “Com a festa de maio deu bem mais, mas a média é essa”, comenta.

Segundo Idezinha Aparecida Gonçalves, catadora da Cotmap, a ajuda do “Ecoponto do Tião” é de grande importância. “Nós e o meio ambiente dependemos muito disso. Essa atitude foi excelente”, comemora. Na opinião de Idezinha, Piedade só tem a ganhar caso outros empresários sigam o exemplo e instalem estruturas de coleta em seus estabelecimentos. “É algo que só tem a somar”, diz.

Comentar