Eliel supera o calor do Recife e fica com o bronze

Piedadense enfrentou atletas de todo o país sob o forte calor do Recife (Foto: Arquivo Pessoal)
O atletismo de Piedade está deixando a sua marca em lugares cada vez mais distantes. No dia 12 de novembro, o fundista Eliel Pereira da Silva superou o forte calor do Recife para conquistar o terceiro lugar na corrida de cinco quilômetros do Circuito das Estações 2017. O evento promovido pela Caixa Econômica Federal é um dos mais importantes do calendário brasileiro e contou com cerca de 1.200 corredores de várias regiões.
 
De acordo com o piedadense, além do nível elevado dos competidores, o maior desafio foi o cansaço provocado pelo clima da capital pernambucana às vésperas do início do verão. “Saí de Piedade sentindo frio, com temperaturas entre 10°C e 21°C, para enfrentar quase 40 graus lá”, comenta. O corredor conta que, embora a largada tenha ocorrido bem cedo, por volta das 7h30, no Forte do Brum, uma área do Centro Velho com boa ventilação, os termômetros já marcavam 32°C.
 
“Eu observava muitos corredores totalmente à vontade, principalmente os locais, enquanto eu estava derretendo, literalmente”
 
Eliel revela que foi preciso se esforçar muito durante a maior parte do percurso para não desistir. “Eu observava muitos corredores totalmente à vontade, principalmente os locais, enquanto eu estava derretendo, literalmente”, comenta.
 
Felizmente, o preparo físico e o treinamento constante falaram mais alto. Eliel se manteve no pelotão de elite e acabou cruzando a linha de chagada com o tempo de 18 minutos e 40 segundos, correspondente à velocidade média de 15,7 quilômetros por hora. O rendimento foi considerado muito bom, uma vez que o vencedor, Herbert Thomaz de Souza Brito, do Sport Club, concluiu a corrida com vantagem de apenas um minuto e 25 segundos, a 17,8 quilômetros horários. 
 
A premiação ocorreu logo em seguida, com a participação de autoridades locais e representantes da Caixa. O atleta recebeu troféu e medalha. Para encerrar 2017, Eliel ainda pretende participar de corridas na região de Sorocaba e, mais uma vez, da São Silvestre.
 

Comentar