EnerPlan tem projetos para você gerar sua própria energia

Humberto Jantim, proprietário da EnerPlan, é engenheiro hídrico com vasta experiência no setor

Energia limpa, renovável, autossuficiente e que permite redução de, até mesmo, 95% no valor da conta de eletricidade. Esses são os benefícios trazidos a Piedade pela EnerPlan e seus projetos de energia solar fotovoltaica. Capitaneada pelo engenheiro hídrico Humberto Jantim Neto, a empresa quebra paradigmas e traz soluções inovadoras para os segmentos: residencial, comercial e agrícola.

“A Geração Distribuída já é uma realidade no Brasil. Em três meses, foram realizadas 2.500 conexões, ou seja, 30 novos sistemas por dia”, enumera o proprietário e idealizador da EnerPlan. “Aqui, a fonte solar é abundante, competitiva e gratuita”, destaca.

Um dos principais diferenciais competitivos da opção fotovoltaica é a possibilidade de o consumidor se tornar, praticamente, independente das concessionárias de energia elétrica. “Você gera sua própria energia, reduzindo custos, pois deixa de consumir da rede de distribuição – cuja matriz é termoelétrica”, explica Jantim. Além disso, continua o engenheiro, existe o ganho da preservação ambiental. “É possível fazer o cálculo equivalente ao gás carbônico emitido na atmosfera e, também, referente ao plantio de árvores ao longo de um ano. Trabalhamos com energia limpa e sustentável”.

 

Retorno – Ainda no campo da economia, outra vantagem da EnerPlan diz respeito ao retorno do investimento. Quem opta pelos projetos da empresa conta com um prazo curto, entre quatro e cinco anos, para começar a ter retorno do investimento. No caso de uma empresa de consumo considerável, explica Jantim, ao invés de o proprietário pagar a fatura de R$ 1 mil, ele paga pela usina de energia solar fotovoltaica. Após um determinado período, esse dinheiro passa a entrar no caixa do comerciante.

O sistema tem vida útil de 25 anos e é desenvolvido a partir de equipamentos robustos, seguros e resistentes. Conta, também, com garantias que vão de 12 a 15 anos. “Pode cair chuva pesada, vento, granizo, raio, enfim, uma série de eventualidades”, atesta o engenheiro.

Projetos – Em Piedade, a EnerPlan conta com uma equipe de seis profissionais e, até o momento, desenvolveu cerca de 22 projetos – quatro deles em Piedade, referentes a unidades de geração própria de energia elétrica. A primeira iniciativa dessa natureza, no município, foi implantada em maio do ano passado.

A empresa também atua em outros municípios e, até mesmo, fora do Estado. “Temos clientes em Pernambuco e, também, em Minas Gerais, onde o impacto da tarifa de energia é bem maior”, comenta.

 

Usina agrícola – Jantim revela que, dentro de alguns meses, Piedade terá sua primeira usina de energia fotovoltaica voltada a uma propriedade rural. Serão 96 painéis, instalados em uma produção de alcachofras. “Para a Agricultura, esse é um excelente negócio, vide que o consumo de energia nessas plantações é extremamente elevado”, avalia o engenheiro. Ainda de acordo com ele, o mercado trabalha com linhas de crédito específicas para esses projetos, via BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), com taxas de juros diferenciadas.

Para conhecer mais sobre a EnerPlan e o seus benefícios. Anote o endereço: Rua Capitão Antônio Parada, 247, telefone 3344-1836. Na internet, os endereços são: www.enerplanenergia.com.br e facebook.com/enerplanenergia.

 

Comentários

Muito obrigado pela Reportagem. Por meio deste veículo de comunicação, levamos à nossa comunidade o mais importante: a informação, com base na qual as pessoas alcançam maior liberdade para fazer escolhas. Aproveitar as fontes renováveis de energia implica em amplos benefícios, com destaque para o meio ambiente e para o bolso do cidadão.

Comentar