Equipes já podem se inscrever para o Varzeano 2018

Alê Gomes diz que regras deverão repetir o que foi visto em 2017

Já estão abertas as inscrições para a edição de 2018 do Campeonato Varzeano de Futebol. As equipes interessadas em disputar o tradicional torneio têm até o dia 6 de abril para garantir sua participação. De acordo com o diretor municipal de Esporte, Alê Gomes, a expectativa é de que a disputa deste ano conte com, aproximadamente, 30 times divididos nas duas divisões. “Como de costume, a maior parte deverá ficar na segunda divisão, enquanto as demais se inserem na primeira”, avalia.

A Prefeitura espera que o campeonato comece no final de maio e termine entre os meses de setembro e outubro. A duração do Varzeano, segundo Gomes, dependerá do número de inscritos. Até o momento, nove equipes já retiraram a ficha de aplicação ao torneio.

“Esse é um evento que mexe bastante com o município, principalmente com a zona rural, de onde vêm a maior parte dos times. Nossas expectativas são as melhores”, diz Gomes.  

 

Regras – No dia 7 de abril, às 14h, haverá reunião na Casa da Cultura com a diretoria das agremiações envolvidas no campeonato. Na ocasião serão explicadas as regras do torneio, as quais não vão diferir daquelas vistas em 2017.

Na primeira divisão, cada equipe poderá ter um limite de cinco jogadores vindos de outros municípios. Já na segunda divisão, a participação de atletas não residentes em Piedade é proibida. Haverá, ainda, um mínimo de oito times para que uma divisão venha a ser formada. Em 2017, para que essa determinação pudesse ser cumprida, esquadras de outras cidades – Pilar do Sul e Tapiraí – tiveram de ser acionadas para que pudesse existir a primeira divisão. “Os atletas eram piedadenses, apenas os nomes das equipes eram de fora”, ressalva Gomes.

No que diz respeito às punições, Alê Gomes diz: “O Varzeano do ano passado foi muito tranquilo, com poucos casos de indisciplina. Queremos manter a edição de 2018 nos mesmos moldes”. Para conseguir tal feito, ele diz que a CJD (Comissão de Justiça Desportiva) agirá com rigor e de forma criteriosa.

Na reunião de abril, o diretor de Esporte avisa que serão acatadas sugestões, apenas, no que diz respeito ao sistema de disputa. De resto, permanecem as mesmas regras vistas em 2017. “É algo que deu certo e vamos manter”.

 

Custos – As equipes participantes terão de arcar com o valor de R$ 100,00, referente à inscrição. O dinheiro, segundo Gomes, será aplicado no Fundo Municipal de Esporte. A Prefeitura, por sua vez, bancará a arbitragem do campeonato.

Hoje, existe contrato vigente entre o Município e a ASA (Associação Sorocabana de Arbitragem). “Em abril, vamos fazer um aditamento para aumentar o valor, pois, em cinco anos de vigência nunca houve reajuste”, explica Alê. Segundo ele, aditar é mais vantajoso que abrir nova licitação. “Trata-se algo que aumentaria muito o custo da operação”, conclui.

Comentar