Gustavo Xavier conquista bronze no Chile

Gustavo tem destacado em competições nacionais e estreou com o pé direito no cenário internacional (Foto: Divulgação)

No dia 30 de setembro, o piedadense Gustavo Xavier ficou com a medalha de bronze na prova de Mountain Bike Cross Country (XCO) dos II Jogos Sul Americanos da Juventude, evento realizado no Chile. O jovem de 16 anos tem se destacado em diversas competições nacionais e, com essa conquista, fez sua estreia com o pé direito no cenário internacional.

Apesar do alto nível da disputa – que reuniu atletas de ponta e um percurso bastante técnico –, o biker local manteve posição entre a liderança e terminou o percurso em 1h01m08s. Ele perdeu, apenas para o colombiano Jeronimo Botero e para o equatoriano Romulo Roman.

“Foi uma competição foi muita dura, com oito voltas de 2,5km, em uma pista super técnica e forçada”, escreveu Gustavo, em sua página no Facebook, após a participação nos Jogos Sul Americanos. “Preferi fazer uma prova consciente e conquistar o terceiro lugar no pódio, do que arriscar nas descidas e voltar sem nem uma medalha”, concluiu. Para garantir o resultado, Xavier teve uma preparação intensa e com foco no evento sul americano. Segundo ele, foram seis dias de treino por semana. “Muitas horas em cima da bike, dando meu melhor, diariamente”.

À Folha de Piedade, Gustavo afirmou que, representar o município em uma disputa internacional foi um sonho realizado. “A sensação de estar em meio aos ‘gringos’ e voltar com o bronze é inexplicável. Um sonho que se realiza”, frisou. 

Comentar