Inscrições no CAR são prorrogadas até 31 de maio

Diretoria Agrícola oferece orientação gratuita para proprietários rurais fazerem declaração do CAR (Foto: Arquivo)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou que o prazo de inscrição para que o produtor registre seu imóvel no CAR (Cadastro Ambiental Rural) foi prorrogado para 31 de maio. Inicialmente, esse procedimento deveria ser feito até 31 de dezembro de 2017. A Diretoria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente oferece assistência gratuita aos proprietários que encontram dificuldade para cumprir a exigência.

 Em Piedade, até novembro do ano passado, muitas propriedades ainda estavam em situação irregular, segundo dados da diretoria agrícola. O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, independentemente do tamanho. O produtor que desrespeitar essa diretriz está sujeito a penalidades que variam de restrições a linhas de crédito a dificuldade na obtenção de licenças ambientais.

Apesar disso, de acordo com o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), órgão que compila os dados do CAR, Piedade lidera o número de cadastramento no Estado de São Paulo. No entanto, devido à grande quantidade de pequenos imóveis espalhados por todo o território, estima-se que entre 10% e 15% do total ainda não cumpriram a exigência. Os números parciais disponíveis no site da instituição (www.florestal.gov.br) indicam que 3.600 proprietários preencheram o formulário e apresentaram a documentação necessária. Ainda segundo o relatório, essas propriedades perfazem 36.024,04 hectares.

A finalidade do CAR é formar um banco de dados nacional integrado, com informações sobre a situação de todas as APPs (Áreas de Preservação Permanente), assim como das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas.

 

Como cadastrar – O cadastro rural pode ser feito apenas por computador. O produtor entra na página do CAR na internet (www.car.gov.br) e baixa o programa. Em seguida, preenche os dados pessoais e da propriedade. O próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural. 

Os proprietários que encontrarem dificuldades para preencher o CAR podem solicitar ajuda à diretoria agrícola. O atendimento é agendado pelo telefone (15) 3244-1029.

 

 

Comentar