Lira assume Conservatório com promessa de renovação

Leandro fala em integrar Lira com alunos do Projeto Guri

Foi assinado, em 11 de janeiro, o termo de parceria que transfere as responsabilidades de gestão do Conservatório Artístico e Musical Davino Tardelli da Silva para a Associação Musical Lira São João.

A medida marca o retorno da centenária entidade ao comando das atividades, após um longo período de afastamento. “Sempre tivemos uma participação efetiva no conservatório que, inclusive, foi construído com base nos projetos da Lira São João”, explica Leandro Guedes Gonçalves de Oliveira, presidente da associação. No início dos anos 2000, a agremiação musical deixou de gerir o espaço e seus cursos. “Agora, surgiu essa oportunidade e estamos de volta, com novas ideias e projetos”, avisa Leandro.

O presidente da Lira diz esperar por uma renovação, com pessoal mais jovem. Uma integração com o Projeto Guri, segundo ele, é ponto fundamental para que isso venha a ocorrer. “Continuaremos com nossa banda de coreto, porém, iremos além. A proposta é fazer apresentações completas, com os alunos do Guri, em uma orquestra experimental”, afirma. “Atualizaremos não só nosso repertório, mas a forma como conduzimos as apresentações”.

Outras das novidades anunciadas é o retorno da Big Band de jazz e blues e a “democratização” dos cursos de violão e piano. Até então, diz Leandro, o Conservatório trabalhava apenas com modalidades eruditas. A partir de agora, serão incluídos módulos voltados à música popular. Com isso, o aluno poderá escolher o caminho que deseja seguir no aprendizado.

 

Inscrições – As aulas no Conservatório Davino Tardelli começam em março e, até o momento, aproximadamente 290 alunos já estão pré-inscritos para o retorno das atividades do Conservatório, que acontece em março. “Quem já era aluno da escola terá sua vaga garantida e poderá dar sequência aos seus estudos”, destaca a Diretoria de Cultura do município.

Ainda há vagas remanescentes para cursos de instrumentos de sopro: bombardino, clarinete, flauta transversal, saxofone, trombone, trompete e tuba. Também há vagas para iniciação musical e canto coral. Interessados devem comparecer ao Conservatório até o dia 9 de fevereiro para inscrição ou confirmação de matrícula. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis. 

A sede do Conservatório fica na Rua Lupércio da Silveira Baldy, 187, Centro. Atendimento das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3244-4579.

 

Comentar