Medidor de umidade diz quando e quanto irrigar a plantação

Irrigas tem dois sensores para a medir a umidade na parte mais baixa e no meio das raízes (Foto: Divulgação)
Irrigas é o nome de um aparelhinho desenvolvido recentemente pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para ajudar o agricultor a regar as plantas na medida certa e evitar desperdício de água. Sua função básica é indicar se o solo está úmido ou seco. 
 
De acordo com o manual de uso disponibilizado gratuitamente pela empresa na internet, o equipamento ajuda o produtor a responder duas perguntas básicas: quando e quanto de água aplicar. 
 
O agrônomo Waldir Aparecido Marouelli, um dos desenvolvedores do projeto, ressalta que, embora a irrigação faça parte do dia adia dos lavradores, o manejo ainda tem muito de improviso. Ele explica que o Irrigas é formado por duas unidades. Cada uma é composta por uma cápsula porosa, que fica enterrada, e um cilindro de plástico para fazer a leitura. 
 
Uma das cápsulas é enterrada até a profundidade da ponta da raiz e a outra mais ou menos na metade. 
 
A cápsula que fica mais próximo da superfície indica o momento de começar a irrigação; a outra avisa que o solo está úmido e, portanto, quando se deve parar de jogar. 
 
O medidor pode ser usado em quaisquer culturas e também é indicado para todos os sistemas de cultivo e nas diferentes estruturas de irrigação. Vale para plantios em canteiros ou em substrato, com ou sem cobertura plástica, no plantio direto na palha e até em estufas.
 
No caso das hortaliças, a irrigação bem feita é essencial para se alcançar a produtividade ideal. “A maioria das espécies apresenta raízes superficiais, pouco ramificadas e concentradas nos primeiros 40 centímetros do solo. Por isso, tanto a falta como o excesso de água pode ser prejudicial”, explica Waldir. Ele acrescenta que o nível adequado de umidade garante a absorção de nutrientes. O equipamento é encontrado em lojas de insumos ao custo médio de R$ 100

Comentar