Piedade participa de Fórum de Desenvolvimento do Turismo

O prefeito José Tadeu de Resende (PSDB) esteve em Sorocaba, no dia 3 de julho, onde participou do Fórum de Desenvolvimento do Turismo na Região Metropolitana de Sorocaba. O chefe do Executivo representou o Conselho de Desenvolvimento da RMS, do qual é vice-presidente. A ocasião contou com a presença de autoridades e profissionais de turismo da região.

“Agradeço o convite para participar deste importante evento. Cada cidade oferece atrativos diferentes ao turismo, por isso temos que trabalhar juntos para o desenvolvimento deste setor”, argumentou Tadeu, que também lembrou que recentemente Piedade se tornou MIT (Município de Interesse Turístico) e, por isso, receberá recursos do Governo do Estado para investir no setor.
 

Estudos – Durante o evento, o Oturesp (Observatório de Turismo do Estado de São Paulo) do Campus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), apresentou duas pesquisas sobre o setor turístico da região. Os resultados dos estudos foram levados ao conhecimento de gestores das 27 cidades analisadas. "O turismo, que se insere no setor de serviços, gera muitos empregos e contribui para a captação de impostos que ficam nos municípios, melhorando a infraestrutura das cidades e a qualidade vida de seus habitantes e visitantes", avalia Telma Darn, coordenadora do Oturesp e docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da universidade. "Nesse cenário, o Oturesp se apresenta como instrumento participativo importante nas discussões e no fortalecimento dos equipamentos turísticos regionais", complementa.

Um dos estudos apresentados -  "A Gestão Pública do Turismo na RMS" - atualizou os dados sobre a estrutura dos municípios. " Identificamos quantos municípios criaram conselhos de turismo e sistematizamos como é feita a gestão pública do setor ", descreve a coordenadora.

Durante o Fórum, os gestores municipais conheceram também a pesquisa "Turismo na Rede: análise das mídias sociais do turismo na RMS", que abordou o uso de e-marketing e redes sociais no segmento.

 

Comentar