Prefeitos continuam debates para criação de Aterro Regional

O prefeito José Tadeu de Resende (PSDB) esteve em Ibiúna, onde participou de nova reunião com prefeitos da região, na última segunda-feira (25). O intuito, segundo o Executivo é dar andamento aos procedimentos legais que determinam a criação do Consórcio Intermunicipal de Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos. O encontro contou com as presenças dos prefeitos das cidades de Ibiúna, João Mello (PSD); Votorantim, Fernando Oliveira (DEM); de Pilar do Sul, Antônio José Pereira (DEM); e de São Roque, Cláudio Góes (PSDB).

O assessor da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Luidi Longo, orientou os municípios quanto aos métodos que devem ser tomados para a formação do consórcio. “Encontrar soluções em conjunto é sempre mais fácil do que solitariamente”, ressaltou. “A região tem potencial turístico e, por isso, a questão do meio ambiente se torna ainda mais importante”, destacou.

 O assessor confirmou que a ação deve ser centralizada em Votorantim, uma vez que o município já tem área de aterro licenciada pela CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). Falou, ainda, sobre estratégias de criação de áreas de transbordo e das necessidades de cada cidade para continuar com suas cooperativas de reciclagem. “A efetivação do consórcio vai dizer qual é a melhor técnica e viabilidade financeira para que todos os municípios possam se adequar”, mencionou, acrescentando que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente auxiliará e oferecerá suporte para que os projetos sejam viáveis economicamente para os municípios.

A próxima reunião ocorrerá em Votorantim, em data a ser definida. O encontro deverá contar com as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais de cada cidade envolvida no processo, para que haja entendimento na formalização de uma lei que possibilite a criação do consórcio. A proposta é de que essa legislação seja igual para todos os municípios, de acordo com nota enviada pela Prefeitura.  

 

Comentar