Saiba como economizar na compra do material escolar

Material didático está entre as despesas que impactam no orçamento familiar no início do ano (Foto: Divulgação)

Entre os gastos de início de ano que impactam sobre o orçamento, em janeiro, está a compra do material escolar. De acordo com o Procon, os preços desses itens podem variar até 1000%, dependendo de fatores como cidade, estado e marca dos produtos. Por isso, é importante estar atento a algumas dicas para economizar.

 

1. Reaproveite
Antes de partir para as compras, verifique os materiais que seus filhos já têm em casa e separe o que ainda está em boas condições de uso. É possível reaproveitar, por exemplo, mochilas, estojos, réguas e tesouras. Para os pais que têm filhos em idades diferentes, é importante checar nas listas o que pode ser passado de um para o outro.

 

2. Pesquise
Com tanta variação de valor entre os itens das listas de materiais, a dica é aproveitar a facilidade oferecida pela internet para encontrar os melhores preços.

 

3. Cuidado com exigências abusivas
Analise toda a lista antes de ir às compras. Se aparecerem itens como produtos de higiene e limpeza, ou de uso administrativo, os pais podem questionar a escola. De acordo com a Lei 9.870/99, essa é uma prática abusiva e proibida. A escola também não pode exigir que os pais comprem os materiais em determinado estabelecimento ou de uma marca específica.

 

 

Comentar