Vacina terá dose fracionada

A Prefeitura informou que, por determinação do Ministério da Saúde, junto com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Sorocaba, o município de Piedade e mais 19 cidades da região receberão a dose fracionada da vacina Contra a Febre Amarela a partir de amanhã, quarta-feira (7).

“A decisão foi informada durante reunião regional ocorrida em Sorocaba e as seringas especiais que serão utilizadas para fazer o fracionamento das doses foram entregues pelo GVE na tarde desta terça-feira (6)”, diz nota enviada pela Assessoria de Imprensa.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a campanha de vacinação continuará no Ambulatório Médico no período das 7h30 às 14h e nos Postos de Saúde da área rural.

O fracionamento é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A aplicação da dose é menor do que a prescrita tradicionalmente. Com este método, um frasco com cinco doses da vacina padrão poderá imunizar até 25 pessoas, 20 a mais do que o sistema tradicional. Agora, cada pessoa que receber a vacina será informada em sua carteira de vacinação que deverá tomar a vacina novamente em um período de 8 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que cerca de 95% da população de Piedade já foi vacinada contra a Febre Amarela com a aplicação da dose tradicional.

 

Comentar