Vila Elvio terá roteiro turístico

Vila Elvio é um dos patrimônios históricos e turísticos de Piedades (Foto: Imprensa)

Trilhas para caminhadas, mountain bike e aventuras off road, boa comida, artesanato, contato com a natureza e com um importante patrimônio histórico piedadense. Essas são as atrações que deverão compor o Roteiro Turístico da Vila Elvio. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa é a primeira de uma série de roteirizações que deverão ocorrer no município.

No total, seis empreendimentos integrarão o programa: Mag Chalé, Chácara Campos do Jorjão, Sítio Sakaguti, Pousada Vale dos Eucaliptos, Casual Sabor e Fazenda Kiri. “Esses estabelecimentos se completam e, juntos, oferecerão passeios, alojamento, gastronomia, contato com a produção rural, enfim, a possibilidade de desfrutar da região de forma completa”, diz nota enviada pela Diretoria Municipal de Turismo.  Ainda de acordo com o setor, os empresários passarão por curso de capacitação oferecido pelo Sebrae. Ações voltadas a moradores da Vila Elvio e bairros do entorno também estão em fase de planejamento.

Ainda que não tenha estimativa sobre o número de visitantes que pretende atrair anualmente, por meio do roteiro, a Administração espera receber moradores das regiões metropolitanas de Sorocaba, Campinas e São Paulo interessados em experiências autênticas na zona rural e que querem aproveitar melhor o final de semana.

 

Investimento – De acordo com o Executivo, os recursos para a implantação do roteiro serão encaminhados pelo Governo do Estado. A primeira ação, diz a diretoria comandada por Hugo Casoni, será a confecção e instalação de sinalização que indique os atrativos da cidade. Os recursos provenientes para execução deste projeto serão viabilizados pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios) e será de aproximadamente R$ 385 mil. O envio dos recursos, todavia, carece de aprovação dos órgãos responsáveis.    

 

Expansão – A Prefeitura diz que, após conclusão do roteiro da Vila Elvio, será a vez do Roteiro da Represa e Roteiro do Alemão. “As iniciativas serão independentes, porém, o turista poderá fazer o atrativo que quiser de cada um deles, mesclando como achar melhor”, finaliza o Executivo.

Comentar