Você sabe o que é marinar a carne?

Mistura de ervas, bebidas e temperos deixa carne mais macia e saborosa (Foto: Divulgação)

Chama-se marinada a mistura com a qual se tempera os mais diversos tipos de carnes. Quanto maior a peça, mais tempo levará para “tomar gosto”. Deve ser conservado em geladeira e em recipiente vedado. Para carnes vermelhas, use mistura de vinho tinto, salsão, cebola, cenoura, alecrim, louro, alho, grãos de pimenta do reino e sal a gosto. Já o frango fica delicioso se marinado em vinho branco, alho-poró, cenoura, salsinha, louro e pimenta branca em grãos.

 

Suínos – No caso das carnes de porco é aconselhado marinar com suco de abacaxi, aguardente, cerveja clara, suco de laranja, cebola, salsão, alecrim, salsinha, louro, sálvia, tomilho, coentro em pó, alecrim, canela em pó e cravo-da-índia.

 

Peixes – Para peixes brancos, como tilápia, cação, merluza e linguado, é bom marinar à base de óleo para que fiquem mais úmidos. Já os peixes oleosos, como o salmão, o atum e a sardinha, ficam melhores com uma marinada ácida, feita com suco de limão, de laranja ou vinagre. Mas, quando usar vinagre ou suco de limão, misture com outros líquidos menos ácidos ou água, pois a acidez da marinada pode cozinhar a carne.

 

O líquido – Se for usar o líquido da marinada é preciso garantir que ele seja fervido em algum momento do cozimento para eliminar os riscos de contaminação. Jamais use o líquido cru em uma carne já cozida. Nunca reaproveite a marinada de um alimento para o outro.

 

 

Comentar